Python: The Web

Por Lidiane Monteiro

Artigo da Python Brochure mostra o uso de Python em grandes empresas como Mozilla, Google e Bitly

“The Web” é a segunda publicação contida na Python Brochure — Volume I e trás um pouco da motivação do uso e importância da linguagem Python em grandes empresas como Mozilla, Google, Bitly e ainda algumas características do Python que são importantes para a programação e para bons desenvolvedores.

Segue abaixo a tradução que fiz do artigo “The Web”:

Python impressiona Mozilla

A Mozilla Corporation, fabricante do navegador web Firefox e do cliente de e-mail Thunderbird, está impressionado com Python e usa a linguagem para seus serviços web. O addon.mozilla.org e support.mozilla.com e o sistema Socorro crash-reporting são baseados em Django e Python.

Firefox Sync Server

O Firefox Sync Server, que é usado para sincronizar bookmarks, histórico de navegação, senhas e abas abertas em diferentes computadores e dispositivos móveis, também foi escrito em Python.

“A linguagem de programação Python suporta muitos paradigmas de programação e pode ser colocado para uso produtivo em qualquer lugar. Além do mais, Python não é restrito à Web. Por exemplo, podemos também usar Python para nossas packaging e construir sistemas.

O ecossistema Python é muito rico e bem desenvolvido. Nossos desenvolvedores podem incorporar as bibliotecas existentes em seus projetos e só precisa desenvolver as novas funções que eles precisam.

A sintaxe concisa do Python é simples e ainda altamente produtiva. Isto significa que novos desenvolvedores podem rapidamente se envolver em nossos projetos, mesmo que eles ainda não são familiarizados com o Python.”

(Tarek Ziadé — membro da Mozilla Equipe de Serviços, sobre as razões para o sucesso da linguagem Python)

Desenvolvido por Python

Em 1998, uma pequena empresa da Califórnia, com a ajuda da linguagem de programação Python, mudou a forma de como procurar
informações relevantes sobre a Internet. A empresa teve um nome de incomum sonoridade: Google.

“Python tem sido uma parte importante da Google desde o início e continua a ser, de modo que o sistema cresce e evolui. Hoje
dezenas de engenheiros do
Google usam Python e estamos à procura de  mais pessoas com habilidades nesta linguagem.”
_____ Peter Norvig, Diretor de Pesquisa da Google Inc

Doze anos depois, este nome (Google) está avaliado em 111 bilhões ( estudo Millward Brown BrandZ em 2011) de dólares americanos, tornando-se uma das marcas mais valiosas do mundo. Graças aos seus produtos inovadores, o Google tem aumentado rapidamente a sua posição como um provedor de informações on-line líder de mercado.

“A missão do Google é organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil. ’’
_____ Peter Norvig, Diretor de Pesquisa da Google Inc

É seguro assumir que sem Python, a World Wide Web não existiria na sua forma atual. Não só o Google, mas também muitas outras empresas e comunidades de código aberto mudaram a web, e com ele nossas vidas, utilizando Python.

Youtube

“Python é rápido o suficiente para o nosso site e nos permite
produzir características sustentáveis ​​em tempo recorde,
com um mínimo de desenvolvedores. ’’

_____ Cuong Do, Arquiteto de Software do YouTube.com

Bitly

Bitly é um encurtador de URL e serviço de análise com base na cidade de Nova York, lida com a manipulação de centenas de milhões de eventos por dia. A maior parte do código é escrito em Python. Python se adapta bem e significa que o encurtador realmente pode fazê-lo grande.

Bitly reduz cerca de 80 milhões de novos URLs por dia e lida com centenas de milhões de cliques nesses URLs.

Bitly escolheu Python por sua capacidade de desenvolver-se rapidamente, e por sua vasta biblioteca padrão. A empresa também faz uso extensivo de Python em estruturas de computação numérica. Python serve todas as páginas apresentadas pelo usuário bem como uma grande parte do tráfego API pública. Além disso, o Python faz o trabalho pesado para todo o trabalho assíncrono nos sistemas de back-end. Todos APIs internas do Bitly são escritos ou protótipado em Python.

Feito sob medida para aplicações Web

A linguagem de programação Python é feita sob medida para executar novas tarefas na World Wide Web. Frameworks e servidores de aplicativos, tais como Zope, Django, Turbogears e Pylons permitiram pequenas start-ups implementar novos serviços e modelos de negócios na Internet. Forma rápida, segura e com built-in escalabilidade.

Menos código é melhor

Uma tarefa que requer uma média de vinte linhas de código em C e sete em Java pode muitas vezes ser feita com apenas uma linha em Python.

É fácil o suficiente para descobrir o que isso significa para uma base de código constituído por vários milhares de linhas de código. Enormes quantidades de tempo podem ser salvas na manutenção e desenvolvimento a longo prazo de programas em Python. Com todas as linhas de código que pode ser deixado de fora um possível fonte de erro é também evitada.

“Novos desenvolvedores aprende a usar a mais enxuta base de código muito mais rapidamente.”

Anúncios

Um comentário sobre “Python: The Web

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s